Imagen Cabecera

Projectos de IDI

A Certificação de Projectos de IDI pode ser de dois tipos:

Certificado de conteúdos e orçamentos

Determina-se a conformidade do projecto com a norma UNE 166001 e estabelece-se, mediante relatório técnico, o conteúdo em I+D e em Inovação do projecto.

Certificação da execução

Projectos em execução ou já finalizados. 

A AENOR é uma certificadora acreditada pela ENAC para a certificação de projectos de IDI. 

Benefícios da Certificação de Projectos de IDI

A Certificação de Projectos de ID+ permite às organizações, independentemente do seu tamanho, campo tecnológico ou valor do seu orçamento destinado a este tipo de actividade:

  • Demonstrar transparência, sobre o conteúdo em I+D e a Inovação dos seus projectos.
  • Ajudar os gestores da empresa a compreender se o investimento a levar a cabo é adequado, considerando o conteúdo do projecto.
  • Sistematizar os projectos de IDI e melhorar a sua gestão, estabelecendo objectivos e metas que os ajudem a controlar os recursos associados aos resultados dos mesmos.
  • Evitar a perda de conhecimento susceptível de gerar tecnologia própria, marcas ou patentes, através das quais se possam obter benefícios adicionais por transferência de tecnologia.
  • Identificar os riscos associados à actividade de IDI para poder definir melhor os mecanismos de controlo que ajudem a reduzi-los ou a eliminá-los.
  • Analisar o resultado das suas actividades de IDI, para facilitar aos responsáveis a tomada de decisões futuras neste campo.