Imagen Cabecera

Sistemas de Gestão Ambiental no processo de Concepção e Desenvolvimento: Ecodesign

Certificado que distingue as empresas que pretendem concretizar melhorias em matéria ambiental dos seus produtos através da gestão efectiva do processo de concepção, de acordo com a norma UNE 150301:2003 Gestão ambiental do processo de concepção e desenvolvimento. Ecodesign. 

Benefícios:

  • Evidenciar as práticas de melhora contínua dos produtos, desde a etapa de concepção, considerando os aspectos ambientais significativos sobre os que tenha influência.
  • Auxiliar a “compra verde”, a todos os níveis, em especial para os consumidores finais.
  • Cooperar com a garantia de cumprimento de directivas derivadas da nova abordagem da política ambiental europeia (Política integrada de Produtos – IPP).

As organizações são cada vez mais conscientes da importância, para a competitividade empresarial, da gestão da própria actividade e dos seus produtos e serviços desde o ponto de vista ambiental. A melhoria ambiental da actividade, por exemplo através da implementação de sistema de gestão ambiental suportados na ISO 14001, está em geral orientada para a produção e fornecimento de produtos e serviços.
Esta certificação permite incluir o processo de concepção e desenvolvimento no esforço global de melhoria do desempenho ambiental.