Imagen Cabecera

Produtos e serviços

É uma marca de conformidade com normas UNE de critérios ecológicos e ambientais, concebida para distinguir aqueles produtos ou serviços que possuem uma maior incidência sobre o meio ambiente. No âmbito do processo de concessão analisa-se a totalidade do ciclo de vida do produto: matérias-primas utilizadas, concepção, produção, utilização e eliminação depois de esgotada a sua vida útil. 

Os critérios ecológicos e ambientais constituem os requisitos que deve cumprir um produto ou serviço para que se possa conceder a Marca AENOR Ambiental e que se definem nas normas UNE correspondentes.

Uma vez identificados os aspectos e impactos ambientais mais importantes e as fases do ciclo de vida nas quais se produzem, é possível estabelecer os critérios ecológicos e ambientais.

A Marca AENOR Ambiental facilita aos consumidores informação sobre os aspectos ambientais dos produtos e serviços postos à sua disposição, no mercado. A marca está concebida para produtos de consumo, excluindo-se alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.

Uma vez concedido o direito do uso da marca a um produto ou serviço, este fica submetido a um controlo periódico tanto em produção como no mercado, para verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos nos critérios ecológicos e ambientais.

Rede Mundial de Rotulagem Ecológico (GEN)

A Rede Mundial de Rotulagem Ecológico (GEN), reúne os sistemas de rotulagem ecológica dos seus membros, pertencentes a mais de vinte países.
Os principais objectivos desta Rede Mundial de Rotulagem Ecológica são:

  • Criar um mecanismo de trabalho contínuo de intercâmbio de informação entre organismos que dispõe e concedem etiquetas e rótulos ecológicos, incluindo a constituição de uma base de dados de critérios ecológicos.
  • Proporcionar informação sobre programas de rotulagem ecológica nomeadamente a empresas, ecologistas e consumidores.
  • Promover a harmonização de programas ecológicos.
  • Disponibilizar informação a programas em desenvolvimento.

[+] Mais informação