Imagen Cabecera

Produtos e serviços

A Marca AENOR de produto ou serviço certificado visa demonstrar a conformidade dos produtos com as normas UNE aplicáveis. Em caso de ausência de normas UNE, a marca indicará a conformidade com normas europeias, internacionais ou com especificações técnicas.

A Marca AENOR de serviço certificado visa demonstrar a conformidade de um serviço com as normas onde são descritos os níveis de qualidade na prestação do dito serviço. Com ela se comprova que os produtos e serviços concedidos são objecto das avaliações e controlos que se estabelecem nos sistemas de certificação e que a AENOR obtém a adequada confiança em conformidade com as normas correspondentes.
Qualquer fabricante ou seu representante podem solicitar a concessão do certificado para os produtos que fornece ou dos serviços que presta, independentemente da Unidade Fabril se encontrar em Portugal ou em qualquer outro país.
Para a certificação de um produto ou serviço são realizadas diversas avaliações que, incluem:

  • Comprovação da conformidade do sistema da qualidade associado à produção do produto ou à prestação do serviço;
  • Recolha de amostras e ensaio do produto, ou
  • Inspecção do serviço.

Mediante inspecções e ensaios comprovam-se as características dos produtos ou serviços e sua conformidade com os requisitos da(s) norma(s) aplicáveis.

A concessão do certificado AENOR de produto ou serviço certificados gere-se geralmente através de Comités Técnicos de Certificação (CTC), fóruns onde estão representados fabricantes, empresas exportadoras de serviços, consumidores, usuários e a Administração, garantindo assim a imparcialidade e transparência do processo de certificação.

O funcionamento de um CTC está submetido, em todos os momentos, aos requisitos das normas da família UNE-EN 45000.

[+] Mais informação