Imagen Cabecera

Sistemas de gestão da Qualidade no sector aeroespacial segundo a norma EN 9100

O IAQG (International Aerospacial Quality Group) desenvolveu requisitos específicos que foram publicados nas normas AS/EN/JISU 9100, AS/EN/JISU 9110 e AS/EN/JISU 9120. A partir destas normas estabeleceu-se um mecanismo de certificação com reconhecimento mundial conhecido como esquema "Other Party". Este reconhecimento é alcançado quando a empresa certificada é inscrita numa base de dados internacional denominada "OASIS", assegurando o acesso ao mercado aeroespacial na sua globalidade. Isto permite que fabricantes e fornecedores do sector aeroespacial possam trabalhar de acordo com requisitos de qualidade específicos e comuns a todos eles.

O campo de aplicação destas normas é respectivamente: AS/EN/JISU 9100, para actividades de fabricação de componentes aeronáuticos; AS/EN/JISU 9110, para actividades de manutenção aeronáutica e a AS/EN/JISU 9120, para actividades de armazenamento e distribuição de material aeronáutico. 

A série de normas 9100, ainda que baseada na ISO 9001, proporciona um enfoque específico para as empresas do sector aeroespacial, adequado ao alcance da sua actividade e focalizando na segurança e fiabilidade dos produtos aeroespaciais.

Esta certificação inclui, adicionalmente, a emissão do Certificado da AENOR ISO 9001:2000 e a licença de uso da Marca AENOR da Empresa Registada.

[+] Mais informação