Imagen Cabecera

Validação de Relatórios de Sustentabilidade GRI

A Validação dos Relatórios de Sustentabilidade pela LUSAENOR demonstra a confiança na veracidade dos dados contidos nos relatórios, da sua relevância e de que o relatório está conforme os requisitos do guia para a elaboração de relatórios de sustentabilidade editada pelo Global Reporting Initiative (GRI).

O guia do GRI pretende homogeneizar a elaboração do relatório de sustentabilidade, facilitando a sua comprovação e fomentando a participação de todas as partes interessada.

A correcta elaboração do relatório de sustentabilidade implica consistência da informação e possibilidade de comparação da evolução dos dados, ao longo do tempo e com outras entidades, fomentando a melhora continua da actuação das empresas nas três dimensões: económica, meio ambiental e social.

Os benefícios da verificação e validação dos seus relatórios de sustentabilidade, incluem:

  • Dar confiança suficiente às "partes interessadas" (Stakeholders), sobre a veracidade e a relevância da informação e os dados contidos no relatório de sustentabilidade.
  • Contribuir para melhorar a sua imagem entre as partes interessadas.
  • Apresentar uma visão clara do impacto humano e ambiental da empresa, para informação dos responsáveis pela tomada de decisões sobre investimentos, compras e possíveis alianças.
  • Proporcionar às partes interessadas dados fiáveis, que sejam relevantes para as suas necessidades e interesses.
  • Proporcionar uma ferramenta de gestão que ajude a organização a avaliar e a melhorar constantemente as suas actuações e progressos.
  • Complementar, e não substituir, outros relatórios, incluindo os financeiros.

[+] Mais informação