Imagen Cabecera

Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segundo a OHSAS 18001

A especificação OHSAS 18001 (recentemente revista) é uma iniciativa conjunta de 13 organizações de diferentes países, entre os quais se encontra a AENOR, com a finalidade de dar resposta à solicitação existente no mercado de contar com um documento normativo que permitisse às organizações dispor de uma certificação do seu sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.

As OHSAS foram desenhadas para serem compatíveis com as normas ISO 9001 (sistemas de gestão da qualidade) e ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental) e para facilitar a integração dos sistemas de gestão da qualidade, ambiental e segurança e saúde no trabalho pelas organizações.

OHSAS 18001 são totalmente compatíveis com as recomendações publicadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

A marca AENOR de Segurança e Saúde no Trabalho supõe um reconhecimento público do compromisso de uma organização para obter a melhoria contínua das condições de trabalho dos seus trabalhadores, através de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho que cumpre com os requisitos da referida referencia normativa.

Benefícios da Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho

  • Melhoria da imagem empresarial, proporcionando uma maior competitividade e um melhor posicionamento no mercado
  • Melhoria da integração da actividade preventiva no seio da empresa
  • Promover vantagens tais como a redução de acidentes
  • Ajudar a garantir o cumprimento contínuo da legislação de segurança e saúde aplicável
  • Minimizar o risco para os empregados e outras partes interessadas que possam estar expostas aos riscos associados às suas actividades

[+] Mais informação