Imagen Cabecera

Acreditações

AENOR está acreditada pela

  • Pela ENAC, (Entidad Nacional de Acreditación – España) para a certificação de sistemas de gestão da qualidade, ambiental, da qualidade segundo o esquema ATECMA (sector aeronáutico), para a verificação ambiental de acordo com o regulamento EMAS e para a certificação de 21 famílias de produtos em distintos sectores industriais e agro-alimentares (BRC, EUREP-GAP, IFS);
  • Pela EMA, (Entidad Mexicana de Acreditación – México) para a certificação de sistemas de gestão da qualidade, ambiental e segurança e saúde no trabalho;
  • Pelo INN, (Instituto Nacional de Normalización – Chile) para a certificação de sistemas de gestão da qualidade, ambiental, da qualidade de organismos técnicos de formação, para pequenas e médias empresas, da prevenção de riscos laborais e da segurança e saúde no trabalho
  • Pelo SINCERT, (Sistema Nazionale per l’Accreditamento degli Organismi di Certificazione e Ispezione - Italia) para a certificação de sistemas de gestão da qualidade (Sector da construção); 
  • Pela IATF, (International Automotive Task Force) para a certificação de sistemas de gestão em conformidade com a norma ISO/TS 16949:2002 (sector automóvel).
  • Pela UNFCCC – PROTOCOLO KYOTO, (ONU) como entidade operacional designada (DOE) Certificate of Accreditation and Provisional Designation for Sector-Specific Validation.

Adicionalmente, a AENOR possui mais de 100 reconhecimentos e autorizações a nível europeu e internacional para a avaliação da conformidade de produtos e serviços, destacando-se ser Organismo Notificado no âmbito de 9 directivas comunitárias (marcação CE).

Em Portugal, a AENOR encontra-se acreditada pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação) para a certificação de sistemas de gestão da IDI, da gestão da qualidade e de gestão ambiental (o âmbito da acreditação pode ser consultado en www.ipac.pt).

O SUPORTE DA IQNet

A AENOR é membro fundador da International Certification Network, IQNet, a maior associação internacional de organismos de certificação de sistemas de gestão, cuja quota no mercado mundial é estimada em 50%.

Em conjunto com os seus certificados e marcas de certificação de sistemas de gestão, a AENOR emite igualmente o certificado IQNet, colocando à disposição das organizações uma certificação única, fortemente reconhecida e valorizada nos mercados internacionais. Adicionalmente, esta certificação permite às empresas solicitar a co-certificação por organismos, membros da IQNet, de outros países, sem necessidade de realizar nova auditoria ao sistema de gestão.

Acordos internacionais

À parte do acordo multilateral subscrito por todos os organismos membros da IQNet, a AENOR mantém acordos bilaterais com outros organismos. Estes acordos permitem a realização de auditorias conjuntas e reforçam a presença e dimensão internacional dos certificados marca AENOR. Actualmente, são mais de 80 os acordos de colaboração activos entre a AENOR e entidades de todo o mundo, no âmbito da normalização e certificação.